Meribérica


ASTÉRIX: PRINCIPAIS PERSONAGENS DE UMA SÉRIE

ASTÉRIX - É o herói da série, à qual empresta o seu nome. De pequena estatura, bigode farfalhudo e grande inteligência, é também conhecido pela sua coragem. À frente de um punhado de gauleses irredutíveis, tira partido do seu espírito racional para infligir derrotas sucessivas às bem organizadas legiões romanas. Mas isso não o impede de recorrer à poção mágica para encontrar a força física de que tanto precisa nos momentos decisivos.

OBÉLIX - Forte, pouco inteligente e temperamental, faz o contraponto de Astérix, tanto nos aspectos físico e emocional, como do ponto de vista intelectual. Os prazeres da mesa - em especial, um bom javali assado - são o calcanhar de Aquiles de um personagem que deve a sua invencibilidade ao facto de ter caído no caldeirão da poção mágica quando era pequeno.

PANORAMIX - Baluarte da resistência gaulesa ao invasor romano, o druida é a expressão absoluta da sabedoria e do conhecimento. A força que transparece do seu porte físico encontra plena confirmação no papel que desempenha em todas as aventuras da série. Longe das fraquezas mundanas, só não esconde um "fraquinho" pelo nariz de Cleópatra.

ASSURANCETOURIX - O bardo, é a exemplificação acabada da ténue fronteira que separa o génio do idiota. Artista incompreendido que suscita as maiores iras dos seus conterrâneos, Assurancetourix desempenha, não raras vezes, um papel decisivo no defecho das histórias, pondo os cabelos em pé a amigos e... inimigos.

ABRARACOURCIX - É o chefe da aldeia e a sua suprema autoridade política. Barrigudo e "sorna", faz desesperar a mulher pela sua pouca ambição, e os transportadores do escudo pelo seu peso excessivo. Só teme, como qualquer gaulês que se preze, que o céu lhe caía em cima da cabeça. Mas desde que esse dia não seja a véspera do dia de amanhã...

IDEIAFIX - Surgido, pela primeira vez, na história "A Volta à Gália", Ideiafix é um pequeno, mas temperamental, cão branco adoptado por Obélix. "Ecologista" radical, não suporta ver arrancar árvores, pelas quais nutre um amor quase tão profundo como a hostilidade que manifesta para com todos os romanos. Figura de segundo plano, não tem parado de crescer, tanto em popularidade como em protagonismo, nas aventuras posteriores da série.

AVENTURAS DE ASTÉRIX, O GAULÊS PUBLICADAS EM PORTUGAL PELA MERIBÉRICA/LIBER

Astérix, o Gaulês - Ibis 1967 LB 1973 Meriberica 1996

A Foice de Ouro - LB 1974 Meriberica 1990

Astérix e os Godos - LB 1974 Meriberica 1996

Astérix Gladiador - LB 1973 Meriberica 1989

A Volta à Gália - LB 1973 cL Meriberica 1988

Astérix e Cleópatra - Ibis 1969 LB 1974 Meriberica 1989

O Combate dos Chefes - Ibis 1969 LB 197? Meriberica 1996

Astérix e os Bretões - Ibis 1967 LB 1975 Meriberica 1988

Astérix e os Normandos - LB 1973 Meriberica 1994

Astérix Legionário - LB 1974 Meriberica 198? /

O Escudo de Arverne - LB 1975 Meriberica 1996

Astérix nos Jogos Olímpicos - Ibis 1968 LB 1975 Meriberica 1989

Astérix e o Caldeirão - Ibis 1969 LB 1975 Meriberica 2000 /

Astérix na Hispânia - Ibis 1969 LB 1975 Meriberica 1988 /

A Zaragata - Ibis 1970 LB 1975 Meriberica 1989

Astérix entre os Helvécios - LB 1975 Meriberica 

O Domínio dos Deuses - LB 1974 Meribérica 1989

Os Louros de César - LB 1976 Meriberica 198?

O Adivinho - LB 1976 Meriberica 1996

Astérix na Córsega - LB 1973 Meribérica 1989

Um Presente de César - LB 1975 Meribérica 1989

A Grande Travessia - LB 1975 Meriberica 1995 /

Obélix e Companhia - LB 1978 Meribérica 1990

Astérix Entre os Belgas LB 1979? Meriberica 1989

O Grande Fosso - L Bertrand 1981 Verbo 1988 Meriberica 1992

A Odisseia de Astérix - L Bertrand 1984 Verbo 1989 Meriberica 1993

O Filho de Astérix - L Bertrand 1983 Verbo 1987 Meriberica 1991

As 1001 Horas de Astérix - Verbo 1987 Meribérica 1996

Astérix - A Rosa e o Gládio - Meribérica 1991

O Pesadelo de Obélix - Meribérica 1996

Astérix e Latraviata - Meribérica 2001

Reimpressos por ocasião do lançamento do 30º álbum Astérix (excepto A Legionário, A e o Caldeirão, A na Hispânia, A Grande Travessia)

ASTÉRIX "O GRANDE FOSSO"

Albert Uderzo (texto e desenho)

As rivalidades que separam de forma irremediável os habitantes de uma aldeia em tudo semelhante à dos heróis Astérix e Obélix, é o pano de fundo de mais uma aventura desta popular série de origem francesa que a Meribérica/Liber tem vindo a divulgar no nosso país.

Apesar dos esforços dos romanos para dividir e enfraquecer a resistência gaulesa, mais uma vez os irredutíveis gauleses - que só têm medo que o céu lhes caia na cabeça - levam a melhor, derrotando os aterrorizados romanos e celebrando o feito com mais um dos célebres banquetes em que Obélix dá largas ao seu enorme apetite.

Esta edição, posta à disposição dos leitores portugueses pela Meribérica/Liber, surge totalmente reformulada, desde a tradução à legendagem, com o objectivo de proporcionar ao nosso público uma história plena de humor, como é característica das aventuras de Astérix, o Gaulês, um dos personagens mais importantes da Banda Desenhada de todos os tempos.

Ficha Técnica

Nº de Pág.: 48

Edição: Meribérica/Liber

Impressão: cor

Formato: 213 X 325

Tipo de Edição: cartonada

P.V.P.: 1.720$00

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A ODISSEIA DE ASTÉRIX

Texto e Desenho: A. Uderzo

O "ouro negro" move a nossa civilização desde o tempo do Império Romano em que a resistência da aldeia gaulesa ao invasor dependia da existência de petróleo em "stock". Mas o drama instala-se quando o druida descobre que a sua reserva de petróleo bruto chegou ao fim, e que a inexistência deste ingrediente coloca os seus conterrâneos à mercê das hostes romanas.

Astérix e Obélix vão ser obrigados a correr meio mundo (conhecido) para encontrar este precioso ingrediente, sem o qual o druida Panoramix não pode continuar a fazer a célebre poção mágica. Nessa tarefa ciclópica, têm de enfrentar um dos mais temíveis espiões de César : Zerozerosix.

Estão reunidos os ingredientes de mais uma divertida aventura dos famosos gauleses criados por Uderzo (desenho) e Goscinny (texto), em que se presta homenagem a um epigrama de César sobre Térence, um poeta latino: "vis comica", ou seja " o poder de fazer rir ".

Ao explorar o tema da importância do petróleo e das questões energéticas para a Humanidade actual, a partir de eventos e situações da Antiguidade, Uderzo traça com humor, ironia e um sentido de observação invulgar as contradições de uma civilização que, na sua enorme complexidade, está inteiramente dependente de uma única substância: o petróleo.

E o facto de, no final, a odisseia de Astérix e Obélix se revelar ter sido em vão - com efeito, o druida já resolvera o problema da falta de petróleo substituindo-o por sumo de beterraba ... - só confere ainda mais força a uma narrativa que a Meribérica/Liber apresenta aos admiradores da série, numa nova edição inteiramente reformulada em termos de tradução e legendagem.

Ficha Técnica

Edição: Meribérica/Liber

Impressão: cor

Formato: 213 X 325

Tipo de Edição: cartonada

P.V.P.: 1.720$00

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ASTÉRIX

"O FILHO DE ASTÉRIX"

Albert Uderzo (desenho e texto)

Criado por Goscinny e Uderzo, o personagem de Banda Desenhada Astérix surge nesta história com a assinatura de Uderzo, tanto no desenho, como no texto.

Isto fica a dever-se ao facto de Goscinny, o argumentista de algumas Bandas Desenhadas de grande sucesso - como "Lucky Luke", "Iznogoud" e "Humpá-Pá", entre outros - ter falecido prematuramente em 1977, o que levou o desenhador Uderzo a prosseguir a série sozinho.

"O Filho de Astérix", de Uderzo, é uma criação desse período e surge no nosso país com uma nova tradução e sob a chancela da Meribérica/Liber.

Tendo como pano de fundo uma narrativa sentimental - Astérix vê-se "promovido" à categoria de pai solteiro, perante o ar recriminador da maioria da aldeia - desenvolve-se uma divertida aventura em que o autor põe em contraste a virilidade e a força evidenciadas pelos heróis quando se trata de combater os romanos, e a sua indecisão e desespero quando é necessário mudar uma fralda ou dar de comer a este misterioso bébé colocado por mão anónima à porta da cabana de Astérix.

Ficha Técnica

Nº de Pág.: 48

Edição: Meribérica/Liber

Impressão: cor

Formato: 213 X 325

Tipo de Edição: cartonada

P.V.P.: 1.720$00

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ASTÉRIX "AS 1001 HORAS DE ASTÉRIX"

Albert Uderzo (desenho e texto)

A irredutível aldeia gaulesa é visitada por um faquir que ouviu falar dos "poderes" mágicos do bardo Assurancetourix, que provoca autênticos dilúvios cada vez que abre a boca para cantar. Ora, é precisamente disso que necessita um reino do vale do Indo, flagelado por uma seca de vários anos, onde, se não chover rapidamente, a bela princesa Charazad será sacrificada...

Numa pequena aldeia que resiste ainda e sempre ao invasor, a união faz a força e a poção mágica faz o resto...

E, tal como na vida real, às vezes acontece serem as personagens secundárias a assumir o protagonismo dos acontecimentos e a arrastarem os heróis principais para as mais delirantes e bem humoradas peripécias.

E é isso que acontece em "As 1001 Horas de Astérix", onde depois de já ter ocupado um lugar primordial nas aventuras "Astérix Gladiador" e "Astérix e os Normandos", o Bardo volta a surgir no centro da intriga.

Desta feita, e inspirado no fascinante e exótico continente indiano, Uderzo parte de uma realidade bem precisa - a monção e as chuvas torrenciais que condicionam o destino dos indianos - para imaginar, no reino distante das mil e uma noites, uma seca atroz capaz de o colocar em perigo.

Mas nem as catástrofes naturais resistem a um grupo de heróis que integra no seu seio um Bardo de cordas vocais tão afinadas que, ao menor canto, desafia rigores climatéricos e provoca chuvas torrenciais...

"As 1001 Horas de Astérix" é pois, uma alucinante e divertida aventura.

Edição: Meribérica/Liber

Impressão: cor

Formato: 213 x 395

Tipo de Edição: cartonada

P.V.P.: 1.720$00

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ASTÉRIX "A ROSA E O GLÁDIO"

Texto e desenhos de Uderzo

Na já conhecida aldeia de resistentes (ainda e sempre) ao invasor romano, a calma e a paz vão ser perturbadas pela chegada de uma personagem estranha: trata-se, nem mais, nem menos, do que a substituta do bardo, de quem os habitantes já não conseguem suportar a desafinação.

Com ela, vem a semente da discórdia e da impaciência, que leva as mulheres a insurgirem-se contra a autoridade masculina e a reivindicarem uma quota parte de responsabilidade na gestão corrente.

É neste pano de fundo de revolta feminina que Uderzo inscreve o enredo de mais uma aventura de Astérix e Obélix, "A Rosa e o Gládio".

Pela primeira vez, os protagonistas da série não são, pelo menos totalmente, os conhecidos personagens criados por René Goscinny e Albert Uderzo no já distante ano de 1959, o que contribui para que esta aventura ganhe uma animação que a coloca à altura dos melhores momentos de humor, ironia e sentido do "gag" que caracterizam esta série.

Ao desenvolvimento temático da narrativa, Uderzo alia soluções gráficas sólidas, um ritmo narrativo sem quebras e uma planificação sóbria, que fazem de "A Rosa e o Gládio" uma aventura deliciosa.

Ficha Técnica

Edição: Meribérica/Liber

Impressão: cor

Formato: 213 X 325

Tipo de Edição: cartonada

P.V.P.: 1.720$00

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O PESADELO DE OBÉLIX

Texto e Desenhos de A. Uderzo

Em Roma, César impacienta-se porque os "chouriços" do almirantado deixaram roubar a sua Galera.

Algures a bordo da Galera Almirante, um punhado de escravos empenha-se numa "reunião de dddrabalhoo" para decidir onde acostar.

Enquanto isto, numa pequena aldeia gaulesa, já nossa conhecida, Obélix confidencia ao nosso amigo Astérix o teor do seu último pesadelo que o deixara deveras preocupado: sonhara que Júlio César dera ordem de retirada a todas as guarnições que cercam a aldeia

De facto, em breve o chefe Abraracourcix é informado de que as guarnições dos quatro campos entrincheirados se tinham retirado para se reunirem no vale do outro lado da floresta.

Mas o que ele não sabe é que o fizeram para ensaiarem a parada de recepção ao almirante Éunconsensus. Por seu turno, e o que o Vice-almirante Prospectus parece não saber é que, na Gália, as grandes paradas, quem as faz, são os Gauleses.

Daqui até que os nossos amigos gauleses esfreguem as mãos de contentes por terem deixado os Legionários Romanos pendurados , ou que estes se tenham arrependido por se terem alistado, vai apenas um segundo de distracção O tempo suficiente para que Obélix, não resistindo à sua gulodice e contrariando as indicações de Panoramix, despeje um caldeirão cheiinho de poção mágica

As consequências deste acto são "petrificantes", e os nossos dois amigos Gauleses, acompanhados por Ideiafix, Panoramix e uns quantos escravos Romanos sedentos de liberdade, vão ser forçados a abandonar a aldeia para irem em auxílio de Obélix, entretanto raptado pelos Romanos.

Pelo caminho ficam uns encontros fortuitos que para os piratas são acidentais, algumas ordens sem sentido que para os Romanos são fatais e muitas, muitas gargalhadas que a Meribérica/Liber muito se orgulha de poder proporcionar aos leitores portugueses.

Ficha Técnica

Edição: Meribérica/Liber

Impressão: cor

Formato: 213 X 325

Tipo de Edição: cartonada

P.V.P.: 1.720$00

Código ISBN: 9724512177

Código EAN: 9789724512174

FORA DE COLECÇÃO:

-- Como Obélix Caiu no Caldeirão do Druida Quando Era Pequeno

"COMO OBÉLIX CAIU NO CALDEIRÃO DO DRUIDA QUANDO ERA PEQUENO"

Albert Uderzo (desenho)

René Goscinny (texto)

Surgida com a revista francesa "Pilote", em 1959, a série Astérix constitui o maior triunfo editorial francês da Banda Desenhada, tendo projectado definitivamente para o primeiro plano os seus criadores, Uderzo e Goscinny.

Seis anos depois do seu aparecimento, em 20 de Maio de 1965, a revista consagrou um número ao tema da época galo-romana. Os autores da série, como é óbvio, não podiam ficar insensíveis ao tema, o que levou Goscinny a escrever um texto de abertura explicando um dos mais enigmáticos segredos da série: como é que Obélix caiu no caldeirão do druida quando era pequeno. Para ilustrar o texto, Uderzo elaborou três desenhos, também eles apresentados na edição da revista "Pilote".

Passados trinta anos sobre o aparecimento desta Banda Desenhada, que se comemoraram em 1989, o desenhador decidiu recuperar esse texto, editando-o sob a forma de álbum. É essa edição que a Meribérica/Liber proporciona aos leitores portugueses, enriquecida com um conjunto de belas imagens expressamente elaboradas para a presente edição.

Não se tratando de uma história de BD, que os milhões de adeptos da série aguardam sempre com grande ansiedade, este álbum satisfaz a curiosidade de todos quantos fizeram de Astérix e demais companheiros, em todo o mundo, os seus ídolos favoritos.

Ficha Técnica

Nº de Pág.: 32

Edição: Meribérica/Liber

Impressão: cor

Formato: 213 X 325

Tipo de Edição: cartonada

P.V.P.: 1.600$00

-- Astérix Conquista a América

ASTÉRIX CONQUISTA A AMÉRICA

Estamos no ano 50 A.C. e, nesta época, os homens crêem que a terra é plana como uma bolacha gigante, suspensa no Universo.

Júlio César conquistou uma boa parte desta bolacha e Roma tornou-se o centro do Mundo Antigo. Até a Gália está ocupada pelos Romanos. Toda a Gália? Não! Uma pequena aldeia, já nossa conhecida, resiste, ainda e sempre, ao invasor.

E se esta aldeia é o calcanhar de Aquiles de César, uma zaragata motivada pela qualidade duvidosa do "stock" de peixes que Ordralfabétix comercializa, é a gota que faz cair por terra o caldeirão cheiinho de poção mágica. E a inexistência de poção mágica pode revelar-se, de facto, o calcanhar de Aquiles da aldeia.

Chama-se Tumulus o romano que constatou o evidente e teve uma ideia terrível: raptar Panoramix e atirá-lo para lá do fim-do-mundo para, ad eternum, privar os gauleses da sua poção mágica. E, sem poção mágica, os gauleses ficam em maus lençóis.

Com a aldeia gaulesa a dois passos da beira do fim, Astérix e Obélix são forçados a abandoná-la e, a muito pulso e um pouco ao acaso, transpõem as fronteiras do mundo até então conhecido para chegarem à América, onde são capturados por índios que têm em seu poder o druida Panoramix.

Até ao desenlace feliz, à volta da grande mesa, coberta de suculentos assados, a América mostra as suas surpresas: uma delas, que deixa Obélix irremediavelmente infeliz, é a ausência de javalis. O perú, acaba assim por ser o prato forte de um menú onde se enfrentam as culturas gaulesa e índia: os seus feiticeiros e os seus bravos guerreiros. Pelo meio, fica a descoberta de que a Terra é redonda e de que há outros romanos ... com penas!

"Astérix Conquista a América" é um álbum baseado no 7º filme animado da série. O filme "Astérix Conquista a América" é uma adaptação do álbum "A Grande Travessia".

Ficha Técnica

Edição: Meribérica/Liber

Impressão: cor

Formato: 213 X 325

Tipo de Edição: cartonada

P.V.P.: 1.720$00

-- O Mundo Louco, Louco, Louco de Astérix

O Mundo Louco, Louco, Louco de Astérix.

Livro editado no Âmbito das Comemorações dos 35 anos de Astérix.

Já vos passou pela cabeça que Astérix pudesse um dia, vestir-se à César, ou que Obélix, depois de ter andado tanto tempo a correr atrás dos javalis, viesse a transformar-se num deles?

E César? Que comentários suscitará no senado, quando constar que se veste à bardo e que até toca uma das suas célebres odes?

E Abraracourcix, o chefe, vestido à romano, ou Bonemine à Druida?

Será que é desta que estão todos doidos? Nada disso!!!

A partir de agora, todas as situações que vos descrevemos são possíveis, graças a "O Mundo Louco, Louco, Louco de Astérix", um divertido livro com o qual, tendo por base os principais personagens da série Astérix, se podem recriar as mais hilariantes situações.

E agora que pequenudos e graúdos se juntaram a Astérix, Obélix e demais companheiros, as gargalhadas vão ser tantas que só há a temer que a vizinhança, roída de inveja, faça desabar o tecto e que o céu nos caia, finalmente, em cima da cabeça!!!

Edição: Meribérica/Liber

Impressão: cor

Formato: 145 X 240

Tipo de Edição: em cartão

P.V.P.: 1.500$00

-- A Cozinha com Astérix

A COZINHA COM ASTÉRIX

Albert Uderzo (desenho)

Marie-Christine Crabos (receitas)

Para entrada, pode optar por uma "salada de alteia à Druida" ou "tostas de sardinha à Ordralfabetix".

Seguem-se, à sua escolha na lista de pratos, a "espetada de gambas à Gladiador", o "spaghetti com salmão à moda dos Normandos" ou as "almôndegas à Gergóvia".

Para sobremesa, pode decidir-se pelas "bananas reais à Bardo", "bolo exótico da Cleópatra", "panquecas do Novo Mundo" ou "trufas de chocolate à javali".

Para "molhar" a refeição, nada melhor do que o "cocktail imperial à César" ou o "cocktail mágico à Caius Bónus".

No final da refeição não pode dizer-se que o apreciador da boa mesa ficará decepcionado.

Estas são algumas das muitas receitas incluídas em "A Cozinha com Astérix", um livro editado em Portugal pela Meribérica/Liber e dedicado aos "pequenos gauleses desembaraçados e gulosos" - e também, neste caso, portugueses - que queiram cozinhar e divertir-se simultaneamente. Entre pratos doces e salgados, confeccionados sob o olhar cúmplice de Astérix e dos seus companheiros, é a cozinha simples e entusiasmante aquela que se propôs aos admiradores mais novos dos célebres personagens da famosa BD francesa.

Para as receitas explicadas de forma simples por Marie-Christine Crabos, Uderzo, o criador de Astérix, concebeu uma série de desenhos alusivos que complementam de forma bem humorada e sugestiva as aliciantes propostas gastronómicas do livro, para o qual se inventariam uma série de receitas alusivas aos locais onde se desenrolaram algumas das mais emocionantes e divertidas aventuras da série criada por Goscinny e Uderzo.

Ficha Técnica

Nº de Pág.: 64

Edição: Meribérica/Liber

Impressão: cor

Formato: 213 X 325

Tipo de Edição: cartonada

P.V.P.: 2.875$00

-- Os Bolos Preferidos de Obélix

OS BOLOS PREFERIDOS D'OBÉLIX

Desenhos de Albert Uderzo

Receitas de Marie-Christine Crabos

Os bombos que toquem a reunir, pois na cozinha, Obélix, Astérix e os seus companheiros têm tudo a postos para que a pequenada se possa divertir à grande, enquanto prepara deliciosos bolos e bolinhos para os lanches e festas.

Depois de terem vestido o avental, terem já experimentado todas as receitas de "A Cozinha com Astérix", terem passado a pente fino o livro "Os Bolos Preferidos d'Obélix", e se terem deliciado com as inúmeras peripécias vividas pelos habitantes da Aldeia Gaulesa, a única dificuldade que os nossos pequenos leitores portugueses terão de enfrentar prende-se com a escolha da nova receita a confeccionar: Charlotte de Chocolate?, Tarte de Kiwi?, Bolinhos Secos de Canela?, ou o Pudim de Banana do qual o Obélix gosta tanto que até fica com as tranças eriçadas?

E estas são apenas algumas das muitas receitas incluídas em "Os Bolos Preferidos d'Obélix", um livro editado em Portugal pela Meribérica/Liber é dedicado aos "pequenos gauleses desembaraçados e gulosos " que queiram fazer bolos e divertir-se simultaneamente.

Para as receitas explicadas de forma simples por Marie-Christine Crabos, Uderzo, o criador de Astérix, escolheu desta série um conjunto de desenhos alusivos que complementam de forma bem humorada e sugestiva as aliciantes receitas do livro.

Edição: Meribérica/Liber

Nº de Páginas: 64

Edição: cartonada

Impressão: cor

Formato: 226 x 295

Preço c/Iva : Esc.: 3.450$00

CURIOSIDADES:

- Astérix apareceu pela primeira vez na revista "Pilote" em Outubro de 1959.

- Em França, a primeira edição em álbum verificou-se em 1961 e teve uma tiragem de 6.000 exemplares.

- Em Portugal, Astérix apareceu pela primeira vez a 4 de Maio de 1961, na revista "Foguetão".

- Em Portugal, a primeira edição em álbum verificou-se em 1966.

- Ideiafix surgiu pela primeira vez na aventura "A Volta à Gália".

- O nome do inseparável cão de Obélix foi escolhido pelos leitores da revista "Pilote".

- Os habitantes da aldeia gaulesa têm o nome acabado em "ix" em memória de Vercingétourix, o mítico gaulês que resistiu a César.

- Quando Goscinny e Uderzo escolheram o nome do herói principal da série, impuseram-se a si mesmos a condição de que, para além de acabar em "ix", deveria começar por "A", a primeira letra do alfabeto.

- A primeira vez que os editores europeus se uniram para editar, em simultâneo, um álbum Astérix, foi em 1991 para a edição de "Astérix - A Rosa e o Gládio".

- Albert Uderzo esteve já duas vezes no nosso país: em 1991 para o lançamento de "Astérix - A Rosa e o Gládio" e em 1994 para a Comemoração dos 35 anos de Astérix.

- A terceira visita de Albert Uderzo a Portugal vai verificar-se em 13 e 14 de Novembro de 1996.

- O 30º álbum tem o título "O Pesadelo de Obélix " e foi lançado, em simultâneo, em toda a Europa a 10 de Outubro de 1996.

- Ao primeiro satélite francês, lançado em 1965, foi dado o nome de "ASTERIX" em homenagem ao popular herói de BD.

AUTORES

RENÉ GOSCINNY

BIOGRAFIA

Argumentista e desenhador, René Goscinny nasceu em Paris em 1926, falecendo em Novembro de 1977.

A sua vida profissional começa aos 17 anos como desenhador de uma agência de publicidade na Argentina.

Chega aos Estados Unidos em 1945 onde tem vários empregos, até se tornar desenhador num estúdio onde trabalha com grandes nomes da BD mundial como Harvey Kurtzman, Will Elder e John Severin.

Regressa à Europa em 1951, realizando durante essa década argumentos para numerosas séries de BD - desde "Lucky Luke" a "Spaghetti", passando por "Strapontan", "Modeste e Pompon" e outras, e já em colaboração com Uderzo, "Humpá-Pá".

A 29 de Outubro de 1959 lança, conjuntamente com Uderzo e Charlier, o primeiro número da revista "Pilote", onde aparecem as primeiras pranchas de uma história protagonizada por um pequeno gaulês chamado Astérix. Os seus autores são Goscinny (texto) e Uderzo (desenho).

Evidenciando até à morte uma capacidade de trabalho e um dinamismo inesgotáveis, Goscinny tornar-se-ia um dos obreiros maiores daquilo que se pode designar por Nova BD.

ALBERT UDERZO

BIOGRAFIA

Albert Uderzo, argumentista e desenhador, nasceu em Fismes (Itália) em Abril de 1927.

Deu os primeiros passos na Banda Desenhada em 1940 na revista "Junior" e em 1945 dá início a uma carreira de autor caracterizada pela associação do humor ao realismo, com a série "Flamberge".

Seguem-se, nos anos seguintes, outras séries, até que, no princípio dos anos 50 inicia as primeiras colaborações na Bélgica e, nomeadamente, com René Goscinny.

Em 1958, Uderzo está na revista "Tintin", onde anima a excelente série "Humpá-Pá" (editada em Portugal pela Meribérica/Liber), cujo argumento é de René Goscinny.

No ano seguinte, lança conjuntamente com Goscinny e Charlier a conhecida e histórica revista "Pilote", onde aparece desde o primeiro número "Astérix, o Gaulês", com desenho seu e texto de Goscinny. É também seu o desenho de "Michel Tanguy", outra série realista realizada de parceria com Charlier, e presença desde a primeira hora nas páginas de "Pilote".

Com o decorrer dos anos, Uderzo vai abandonar progressivamente a sua colaboração nas outras séries para se dedicar por inteiro a Astérix, fundando em 1974 com Goscinny os "Studios Idéfix".

Em 1979, dois anos após a morte de Goscinny, Uderzo cria a sua própria editora, as Éditions Albert René.

O estilo gráfico de Uderzo, muito pessoal, regista tanto a influência da escola realista americana - da qual retém a eficácia -, como o humor da escola franco-belga. O seu talento, conjugado ao de Goscinny, contribuiu - sobretudo com a criação de Astérix - para que a BD passasse a ser reconhecida como uma "arte séria", capaz de interessar a um público de diversas gerações.

CONTACTOS

Para qualquer informação adicional sobre as obras constantes do catálogo Meribérica/Liber, contacte-nos através do telefone (01) 352 40 50, ou visite-nos na Av. Duque D'Ávila, 69 r/c Esq. 1000 LISBOA., ou através do e-mail:meriberica@mail.telepac.pt

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